Autismo - Uma Vida em Poucas Palavras

Autismo - Uma Vida em Poucas Palavras

Bem vindo!

Aqui você encontrará histórias, emoções e sentimentos de uma mãe.
Bem vindos!

domingo, 11 de julho de 2010

A GINÁSTICA OLÍMPICA E O AUTISMO

Muito se fala sobre a importância e os resultados obtidos com a prática de atividades físicas realizadas por portadores de necessidades especiais. Lê-se sobre a equoterapia e a natação, por exemplo. Meu filho Otávio, que é autista não verbal, sempre teve ótimo desempenho motor, equilíbrio e coordenação, além da hiperatividade comum na síndrome. No início de 2009 fui a um grande e tradicional clube de Porto Alegre, a Sogipa, em busca de informações sobre a ginástica olímpica. Como de praxe, expus de antemão o problema do Otávio e perguntei sobre a possibilidade da prática desportiva por ele. Fui muito bem recebida e encaminhada para um professor que já havia trabalhado com um menino portador da Síndrome de Down. Ele mostrou-se disposto a aceitar o desafio e para minha surpresa correu para os livros em busca de suporte educacional no atendimento de autistas.
Otávio logo amou de imediato aquele ginásio imenso e a vasta oferta de aparelhos. Nos primeiros meses explorou à exaustão as camas elásticas, surpreendendo a todos pelos saltos, de altura incomum para um garoto de sua idade, e equilíbrio também impressionante. Passaram-se vários meses até ele se interessar por outros exercícios, mas aos poucos desbravou as barras, exibiu-se nas cambalhotas no chão e no rolo, e descobriu a sensação de liberdade ao se pendurar na corda presa ao teto, balançando-se como um Tarzan, orgulhoso de sua destreza e força.
O maior desafio é a execução de atividades propostas, atrair sua atenção e verificar seu real desempenho. Mas com o passar do tempo podemos observar que a atenção existe de forma periférica, ou seja, mesmo que a criança esteja realizando uma atividade e outras coisas ocorram em torno dela, seu interesse pode não ser percebido, pois ela não responde aos estímulos de imediato, mas ela interioriza as vivências e em outro momento a repetição se dá de forma inesperada. É o que vemos acontecer com o Otávio, que cada vez sente-se mais à vontade no ginásio de esportes, respeitando e dividindo o espaço com outras crianças e ginastas, observando o treino destes e podendo compartilhar suas habilidades na escola, durante as aulas de Educação Física. Uma grande conquista a quem todas as simples atividades cotidianas são um desafio assustador.
Hoje já são três crianças autistas atendidas pelo professor Jorge Luis Cardozo Ferrari, conhecido como Joca, mais uma pessoa corajosa que se une à equipe de profissionais dedicados à inclusão de pessoas com necessidades especiais e que acredita na potencialidade do ser humano.

SERVIÇO: jocaferr@terra.com.br telefone: (51)92677046

7 comentários:

  1. Oi Sílvia!
    Sou elaine mãe d euma garotinha linda Isabella!
    Lí seu relato sobreo Otávio!! Que bacana!!
    Minha filha tb é autista não verbal, sempre teve ótimo desempenho motor, equilíbrio e coordenação, também hiperativa!
    Vou procurar aqui em Campinas algum profissional da area!! Fiquei feliz pela iniciativa do prof. Jorge!! Espero encontrar alguém que tb acolha minha filha!!
    Parabéns!!

    meu contato: elaine_spina@hotmail.com
    caso me adicione se identifique para que eu possa aceita-la!!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine,
    Que bom conhecê-la!
    Temos que descobrir as habilidades de nossos filhos e investir em suas potencialidades, pois se cobramos somente o desempenho nas áreas de dificuldade cognitivas que eles apresentam, eles desanimam. Saiu uma matéria sobre a ginástica olímpica e o autismo, com a participação de meu filho, na revista Incluir deste mês. Realmente, se procurares um local que preste este serviço para crianças especiais, provavelmente não encontrarás, mas sugiro que visite pessoalmente locais que ofereçam esta modalidade de esporte e converse individualmente com o professor, já levando tua menina para conhecer o local, desta forma se desmistifica o dignóstico, já que muitas vezes os pais ligam para os locais de interesse e referem o autismo, gerando dúvidas e apreensão por desconhecimento. Boa sorte! Conte-me mais... Siga-me, tornando-se um membro deste blog. Bjo, Silvia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia adorei,o que o Otávio tem feito na ginastica olimpica,eu tenho um filho lindo de nove anos Rodrigo, que tbm é autista não verbal, vou procurar me enformar aqui em POA uma atividade parecida,pq ele é que nem o seu com uma cordenação motora invejavel,nossa luta é a mesma desde já um forte abraço e um grande beijo para vc e o Otávio,fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Sandra,
    o Otávio pratica ginástica olímpica na Sogipa com o Joca, como é referido no texto. Te sugiro que vá até lá e converse com ele e já conheça o espaço, já leva o Rodrigo para ver como ele reage. Bjo. Silvia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Silvia, sou professor de educação física e tenho um aluno muito especial, ele tem autismo. uma criança adoravel de 10 anos de idade, que surpreende a cada aula com sua evolução motora e social. o trabalho multidisciplinar que ele recebe é visivelmente positivo e isso é muito gratificante.
    não sei se seu blog esta ativo e se voce atualiza, mas diante mão ja deixo meu email para dividirmos e trocarmos conhecimentos! um grande abraço e mais uma vez, parabens.
    estevão.
    email: estevaofm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvia,

    Sou mae do Vitor, 3 anos e meio, autista não verbal. O seu filho continua com as aulas de ginástica com o Prof. Joca? Como está indo? Estou pensando em colocar o Vitor para complementar as terapias.

    meu e-mail: liliquadros@yahoo.com.br

    Beijocas, Lisandra

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Silvia, moro em Dourados,MS e trabalho com autistas, sou professora de educação física e trabalho com ginástica olímpica, li seu relato e é bem assim mesmo, no ínicio as crianças ficam inibidas mas com os estímulos, calma e carinho aos poucos percebo que vão se familiarizando e gostando do espaço e realizando as atividades propostas...aprendo a cada dias com esses lindos...

    ResponderExcluir