Autismo - Uma Vida em Poucas Palavras

Autismo - Uma Vida em Poucas Palavras

Bem vindo!

Aqui você encontrará histórias, emoções e sentimentos de uma mãe.
Bem vindos!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ORGULHO DE SER AUTISTA

Depois do dia 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, temos mais uma oportunidade para falarmos sobre a doença no dia 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista. Mas por que a data alusiva ao orgulho? Orgulho de quê? Muitos sustentam a bandeira de que é necessário promover a diversidade e que o autista é somente uma pessoa que compreende o mundo de uma forma distinta da maioria, e que portanto não

se deve procurar a cura pois não é uma doença e sim um modo de ser.
É claro que lutamos por um mundo mais tolerante com as formas físicas e intelectuais, e que o convívio com o diferente sempre enriquece. É verdade também que o autista nos faz enxergar além do que nos habituamos e fomos criados para atentar, e nos obriga a pensar modos alternativos de viver. Mas temos que lembrar que as características do espectro autista estão presentes em uma parcela significativa da população e abrange desde pessoas com traços leves, que não comprometem seu desenvolvimento físico e mental, e consequentemente a inserção escolar e no mercado de trabalho, até casos de regressão ou interrupção na evolução normal da criança, ocasionando formas de autismo moderado a severo, com prejuízos importantes na linguagem, compreensão, comportamento e autonomia.
Como o pai ou mãe de um portador de autismo moderado ou severo pode concordar com a idéia de que seu filho não é doente e portanto não necessita ser curado?
Temos que nos orgulhar sim, de nossos pesquisadores que buscam incessantemente as causas biológicas do autismo e que desta forma poderão desenvolver medicamentos e terapias eficazes na regressão dos sintomas incapacitantes desta patologia.
Temos que nos orgulhar também da crescente divulgação sobre o autismo e a desmistificação dos autistas. Da batalha por inclusão em escolas regulares com profissionais qualificados e convívio social normal.
E por fim, temos que aproveitar a data para nos orgulharmos de nossos filhos, familiares e amigos autistas: únicos e corajosos, que desafiam nosso entendimento e cativam nossa admiração, superando as barreiras impostas pela doença, fazendo emergir o autista e imergir o autismo.

Silvia Sperling.

5 comentários:

  1. Fico muito feliz de encontrar o seu blog...por acaso vim parar aqui, mas já conheço a história de Otávio, pois sou assinante da ciranda da inclusão, é importante e feliz vermos famílias abraçando a causa, divulgando, compartilhando histórias de sucesso, isso é Inclusão... Estou iniciando um blog, ele ainda está bem pobrezinho, mas estou buscando ajuda...Gostaria muito de falar sobre sua história e a de Otávio.... passa lá e aguardo um contato....www.inclusaotambememoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do teu blog, das tuas palavras...parabéns!
    Tb tenho um blog, se quiser dar uma olhadinha.
    Beijos, e fique com Deus.
    www.janelinhaparaomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. As always you know how to express yourself! All the best.
    MSonia

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei suas palavras tenho uma filh com 14 anos (DM)atraso mental e estou lutando para que o mundo comprenda que exite pessoas diferentes sim, mais com muito valor, bjs Thais.

    ResponderExcluir