Autismo - Uma Vida em Poucas Palavras

Autismo - Uma Vida em Poucas Palavras

Bem vindo!

Aqui você encontrará histórias, emoções e sentimentos de uma mãe.
Bem vindos!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tuas Palavras Silenciosas

Como é viver num mundo sem palavras? Num mundo de gemidos, gritos, uivos, lamúrias e melodias. O surdo-mudo não expressa oralmente o que pensa, mas se comunica através da escrita e da linguagem gestual, o que o conecta facilmente com nosso mundo cheio de expressões significantes. Com o surdo-mudo podemos trocar informações e sentimentos, há o caminho dos sinais que fazem a ponte entre dois seres. Mas, no autista não-verbal, encontrar este canal de comunicação é muito mais árduo e por vezes, inalcançável. Recorremos ao olhar, ao comportamento, às expressões faciais. Temos que ensinar constantemente a eles que nos mostrem o que querem, mas muitas vezes, nem eles sabem o que desejam. Será a confusão mental da doença ou nossa ignorância em relação aos seus desejos? Meu filho compreende grande parte do que é dito a ele, pois o que lhe é solicitado é feito, mas o resto do que lhe é revelado: nossos sentimentos, alegrias, tristezas, será que é compreendido? Esta é uma dúvida e uma agonia. Qual o alcance de nossas palavras no mundo do autista que não fala? “Senta aqui”, é um comando entendido, assim como em um adestramento de outros seres vivos, mas a frase “Eu te amo!”, como é recebida e decodificada? É certo que nossos atos “falam”, portanto, nossa frase recheada de sorrisos, abraços e beijos, significam muito, trazem conforto e aconchego, dispensando explicações. Mas sempre estaremos em dúvida de como nossas ações e palavras são interpretadas. Os olhos de Otávio são repletos de emoção e significado, muitas vezes parecem transbordar sentimentos e não é raro ouvir de outras pessoas que ele “fala com os olhos”. É verdade que seu mundo interior transparece através da utilização de seu corpo como instrumento de comunicação, e repleta o ambiente vazio. Ele existe, pensa, sofre e comemora em seu mundo de imagens e sons, sem acesso a esta gama de palavras que enchem minha cabeça e preenche linhas e mais linhas de escritos. Esforço-me para quando estamos a sós, comunicar-lhe o que estou fazendo e o que farei em seguida. Questiono-lhe a todo momento sobre como está se sentindo, recebendo, muitas vezes, um sorriso ou um resmungo e até, algumas vezes, uma pequena palavra inesperada, como: bem, bom. No entanto, nossa luta diária busca encontrar o caminho que acesse este espaço de pensamentos e sua conversão em palavras faladas e escritas, que nos aproxima dos outros, agrega e tranquiliza. Enquanto este dia não chega, recheio os dias de meu pequenino silencioso com estímulos, sensações e vivências. E preencho o meu tempo com leituras, conversas, risadas, choros e sonhos. Sonhos de que um dia o sofrimento e a alegria de Otávio possam ser traduzidos em palavras, e a frase “Eu te amo!”, tenha sua real dimensão compreendida. Silvia Sperling

7 comentários:

  1. nossa como sempre me emociono com seus textos,sempre leio e cada vez mais è como se eu estivesse escrevendo,pois sao tantas coencidencias em situaçoes,emoçoes.Tenho um filho de 5 anos e tambem nao fala,como voce disse as vezes me surpreendo com algumas palavras,ele foi diagnosticado final do ano passado.Parabens pelo blog.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,
    Por isso compartilho o que passa pelo meu coração e cabeça, pois sei que outras mães sabem exatamente o que sinto e juntas, seguiremos em frente. Bjo, Silvia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia. Eu como você sou mae de um menino que è autista. O caso do meu filho è muito parecido com o do seu, ate o nome eles tem parecidos o meu se chama Noah Gabriel. Ele tem 3 anos e 9 meses e ainda nao fala. Gostaria muito de poder entrar em contato contigo para que nos pudessemos trocar ideias.
    Um abraço.
    Regina

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina, meu email é silsperling@hotmail.com. Me escreve e te passo meu telefone. Bjo, Silvia.

    ResponderExcluir
  5. Silvia, parabéns pelo texto.
    Acabei entrando sem querer no blog e cai no teu texto.Muito lindo, desejo somente energias positivas e muito amor a vocês.Muitas vezes nem nós, que consiguimos nos expressar com palavras, não sabemos usar.E pra mim, o olhar é que expressa o real sentimento, então o teu filho já exprimi o sentimento verdadeiro.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Dê uma olhada no depoimento desta mãe.
    http://www.youtube.com/watch?v=Q8qQ4rkNk3g&feature=share

    ResponderExcluir