Autismo - Uma Vida em Poucas Palavras

Autismo - Uma Vida em Poucas Palavras

Bem vindo!

Aqui você encontrará histórias, emoções e sentimentos de uma mãe.
Bem vindos!

sábado, 13 de maio de 2017

Todos pela educação?



 Quando Otávio tinha 2 anos e o diagnóstico de autismo desabou sobre nossas vidas, uma de nossas preocupações foi a sua inserção na vida escolar . Nesta época lembro que, apesar de  algumas recusas de ingresso apoiadas em explicações singelas, não considerei uma tarefa difícil encontrar uma boa escola que o acolhesse. Assim, na educação infantil tivemos a sorte de contar com algumas professoras envolvidas em incluir meu filho e auxiliá-lo no processo de aprendizagem. Nestes anos iniciais os docentes já contavam com o apoio de uma monitora específica para ele, custeada por nós, pais, que considerando (erroneamente) a aceitação de nosso filho uma ação benevolente por parte da instituição, nos curvávamos a todas solicitações impostas pela diretoria. Já na educação fundamental percebi a esdrúxula condição que aceitávamos para nosso filho permanecer em uma conceituada escola regular privada. O manejo e processo educativo de Otávio passou a ser competência da estagiária, que tornou-se nossa funcionária, por imposição da escola que não quis contratar a profissional. Rebelei- me e escrevi sobre a amargura desta falsa recepção e aceitação do aluno especial em sala de aula. Como consequência deste desabafo sem nenhuma referência explícita aos envolvidos, veio a expulsão de Otávio. Então, após sete anos na renomada escola, deparei-me com a dura realidade do sistema educacional. Só consegui entrevistas inquisitivas e massacrantes, que expunham as fragilidades de meu filho e me revelavam a indisponibilidade das instituições em aceitá-lo.Com perseverança e desprendimento busquei alternativas na rede pública e fui surpreendida pelo belo trabalho realizado em uma escola de periferia, onde não faltou boa vontade para,  não somente acolhê-lo, mas efetivamente incluí-lo. Foram dois anos de alegrias e conquistas, mas com a chegada dos 13 anos de Otávio e com sua lenta evolução cognitiva e discrepância intelectual em relação aos colegas, tomei a difícil decisão de transferi-lo para uma escola especial. Talvez fosse interessante um local preparado desde à concepção para receber o aluno com necessidades especiais, com a metodologia coerente às suas especificidades e profissionais treinados para auxiliá-lo no despertar de suas potencialidades e aptos a manejar as intercorrências inerentes à sua patologia. Esta inferência foi revelada verdadeira. As escolas especiais municipais de Porto Alegre  são tesouros abandonados, com seres humanos preciosos que despendem sua energia, capacidade intelectual e afeto em prol dos indivíduos com deficiência. Mas, assim como toda a rede pública encontra-se sucateada, as escolas especiais não diferem desta realidade. No local onde mais se precisam de recursos humanos,  faltam profissionais e atrasam-se verbas. Meu filho foi recebido maravilhosamente, mas com a frequência limitada a três vezes por semana com a duração 1h e 45minutos o turno. Essa estratégia, tida como forma de adaptação ao novo ambiente , duraria um breve período. Porém, após dois meses neste esquema revela-se a notícia de que sua frequência permanecerá em três dias da semana com o aumento de 30 min. , pois houve redução no quadro funcional da escola. Decido então utilizar novamente minha ferramenta, a escrita. Preciso expor minha indignação com o descaso da gestão municipal e o abatimento frente a esta  incansável luta pelo direito à educação de meu filho. Meu marido e eu fazemos o que está ao nosso alcance, mas a lacuna em seu processo de aprendizagem não podemos preencher. Não tenho formação pedagógica para exercer o papel de professora. Já tento fazer o meu melhor como progenitora, e o faço de maneira bem precária, pois ser uma mãe exemplar de autista é atuação merecedora de Oscar. Mas este papel cabe a mim e não posso delegá-lo. Porque o Estado delega o seu papel de garantir a educação de meu filho à mim? O que faço com ele no tempo restante em que ele se encontra sem escola? Terei que me resignar e assumir que ele é um empecilho para a rede pública e privada de educação?
Meu filho precisa ter garantida a carga horária escolar como todos os estudantes normotípicos. E se a educação é para todos, os jovens com necessidades especiais devem ser incluídos de forma concreta e efetiva na rede.Esse é um direito constitucional que infelizmente precisa ser reivindicado de maneira sistemática e emblemática, para tornar-se uma realidade em nosso país.

                         
 Silvia Sperling Canabarro

2 comentários:

  1. Me vi em tuas palavras. A educação para todos é um mito, pois todos não são todos..

    ResponderExcluir
  2. Que bom poder ser a voz de muitas famílias! Pelo menos não ficamos calados...Um abraço, Silvia.

    ResponderExcluir